Foi divulgado o Resultado da primeira chamada do Enem do meio de ano, neste período do meio do ano, são 3 etapas se seleções sendo que o resultado da primeira das etapas foi divulgado dia 27 de junho, na segunda-feira, o processo de inscrições terminou dia 24 de julho, sexta-feira.
Chamadas
A segunda chamada será em 12 de julho e a terceira chamada será em 25 de julho. Para conferir se foi um dos selecionados, deverá acessar o site do Enem, no endereço site Enem.mec.gov.br, caso o resultado aponte que você foi um dos selecionados nessa primeira chamada do Enem do meio do ano, deverá ir até a instituição de ensino para continuar com o processo e obter mais detalhes específicos junto à instituição. Ao acessar o site do Enem, para saber se você foi um dos aprovados no resultado, deverá fornecer ao site o seu número de inscrição do Enem 2021 e também o seu número de CPF.
Cronograma
No site oficial do Enem existe um cronograma, com todas as datas da 1ª chamada, 2ª chamada e 3ª chamada, quando serão divulgados os candidatos pré-selecionados e a data de quando será a comprovação de informações e processo seletivo próprio, além daqueles que ficarem na lista de espera.
O Ministério da Educação (MEC) está discutindo a possibilidade do fim das bolsas parciais oferecidas pelo Enem, esta é uma das principais mudanças que podem entrar em vigor no Enem, outras mudanças também estão em discussão no MEC, todas elas devem ser enviadas ao Congresso Nacional até o início do segundo semestre do ano, para que, se votadas possam entrar em vigor no Enem.
Atualmente o Enem oferece bolsas completas e também bolsas parciais de 50%, para o interessado na bolsa parcial é preciso que a sua família tenha renda per capita de até três salários mínimos. No entanto, boa parte das bolsas parciais não estão sendo preenchidas, assim o MEC estuda a possibilidade de oferecer apenas as bolsas integrais, apesar disso, o próprio MEC também defende a bolsa parcial, assim a proposta ainda está em discussão para que seja enviada ao Congresso.
A possível proposta do fim das bolsas parciais do Enem deve ser enviada em julho para votação no Congresso na forma de medida provisória, além desta proposta também deverá ser enviada uma nova regra de mudança no mecanismo de isenção fiscal às instituições que aderem ao Enem.
Deixe um comentário